lundi 31 mars 2008

KLM: exclusivo cardápio brasileiro em seus vôos



Celebrando os 50 anos de operação no Brasil e na América do Sul, a KLM oferece de 30 de Março a 31 de Maio de 2008, a bordo de seus vôos intercontinentais para todo o mundo, o South America Experience. Ele consiste em um evento que celebra a cultura, os costumes, os vinhos e, especialmente, a gastronomia do continente. Neste quesito, o grande destaque é o cardápio criado por Mara Salles, chef do restaurante Tordesilhas, especializado em cozinha brasileira e localizado em São Paulo. Passageiros dos vôos entre Amsterdam e Japão, Coréia, China e Índia também conhecerão o festival, mas terão como opção os cardápios típicos de cada região. Todo ano, a KLM oferece a seus passageiros das classes Econômica e Executiva, em vôos de longa distância, um evento dedicado a algum país ou região. China e África do Sul foram homenageadas nas edições anteriores. A principal atração do South America Experience é o Brasil, representado pelas delícias criadas por Mara Salles. Mas ele vai oferecer também vinhos argentinos e chilenos, pequenos filmes sobre São Paulo e Panamá (o novo destino da KLM), música de bordo de grandes artistas da região e um livreto sobre o continente (apenas para a Classe Executiva). Cerca de 100 mil passageiros da Classe Executiva e 700 mil da Econômica terão acesso ao South America Experience nos dois meses de sua vigência. É a primeira vez que um chef brasileiro, especializado na nossa cozinha, desenvolve um cardápio temático para uma grande companhia estrangeira de aviação.



Cardápio do vôo diário São Paulo - Amsterdam

Classe Executiva; Hors d'oeuvres: - Tomates Assados com Mousse de Queijo Minas.
Entrada: - Carpaccio de Abóbora em Leite de Coco com Folhas e Camarões Grelhados.

Pratos Principais: - Robalo ao Molho de Moqueca, Acaçá e Quibebe- Guisado de Carne Seca, Pirão de Mandioca e Arroz com Abobrinha Brasileira- Frango ao Molho de Maracujá, Arroz de Pequi e Trouxinhas de Escarola com Queijo de Coalho.

Sobremesa: - Pudim de Tapioca com Baba-de-moça

Classe Econômica; Entrada:- Marinada de Abobrinha Brasileira com Farelo de castanha de caju.
Pratos Principais: - Moqueca Capixaba com Purê de Banana-da-terra- Guisado de Carne Seca com Pirão de Mandioca.
Sobremesa: - Pudim de Tapioca com Baba-de-moça.

mercredi 19 mars 2008

Air France-KLM avisa que a compra da Alitalia poderá falhar



O presidente da Air France-KLM disse hoje que a compra da Alitalia poderá estar em risco de não se concretizar devido aos entraves colocados por sindicatos, políticos e de um processo judicial.“Sim, é verdade, o negócio está em risco. Mas ainda tenho esperança”, afirmou Jean-Cyril Spinetta, líder da maior companhia de aviação da Europa. Entretanto, o ministro italiano da Economia admitiu que o Governo poderá ser forçado a assumir o controle da companhia e nomear um seu representante para gerir a empresa de capitais públicos, afirmando que tinha apenas alguns meses até que comece a faltar dinheiro. A Air France-KLM determinou o dia 31 de Março como a data final para que todos os obstáculos atuais estivessem ultrapassados, em particular a oposição dos sindicatos ao negócio e a resolução do processo judicial interposto pelo operador do aeroporto de Milão.

dimanche 16 mars 2008

Alitalia aceita oferta da Air France-KLM


Depois de 15 horas de reunião, a administração da companhia aérea Alitalia aceitou as condições duras de compra ditadas pela Air France-KLM. A oferta do grupo franco-holandês, ainda sujeita à aprovação dos sindicatos e do futuro Governo italiano, prevê a troca de uma ação da Air France/KLM por cada 160 da Alitalia, o que valoriza a companhia italiana em apenas 138 milhões de euros (R$ 365 milhões de reais), cinco vezes menos que a sua cotação na Bolsa.


Identidade nacional

Para suavizar os obstáculos a serem removidos antes do fechamento do negócio, que deve ser concluído "até o fim do primeiro semestre de 2008", a Air France-KLM promete que "a implementação do plano permitirá à Alitalia regressar aos lucros operacionais já em 2009 e chegar rapidamente a padrões das melhores companhias aéreas europeias". Os franceses garantem ainda que a Alitalia manterá sua identidade nacional, com marcas, logo e um mercado próprio.

ALITALIA: AIR FRANCE-KLM RECEBERÁ SINDICATOS NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA



ROMA, 15 MAR - O primeiro encontro entre o presidente da Air France-KLM, Jean-Cyril Spinetta, e os sindicatos italianos ligados à companhia aérea Alitalia acontecerá na próxima terça-feira. A reunião tem por intuito informar sobre o plano de compra da empresa aérea, informaram hoje fontes sindicais.
Participaram também da reunião os presidentes da Alitalia, Maurizio Prato, e da Fintecna (a sociedade pública que controla o capital financeiro da Itália), Vincenzo Dettori.
No entanto, uma nota da Air France-KLM informou que não fará nenhuma comunicação hoje sobre a possível oferta de compra da Alitalia, que passa por uma grave crise econômica.
A empresa franco-holandesa havia anunciado na manhã de hoje que o Executivo tinha previsto avaliar a proposta da Air France-KLM na próxima semana.

vendredi 14 mars 2008

COMUNICADO AIR FRANCE



A Air France esclarece sobre os seus vôos entre o Rio de Janeiro e Paris. Não haverá aumento de freqüências nos próximos meses, como foi publicado recentemente na imprensa. Haverá sim um escalonamento dos vôos AF447 e AF444, feitos com Airbus 330-200, entre os meses de abril e outubro de 2008, a saber: às 3as, 5as e dom (três vezes por semana) entre 30/03 e 22/06; às 2as, 3as, 5as, 6as e dom (cinco vezes por semana) entre 23/06 e 07/09; às 3as, 5as e dom (três vezes por semana) entre 08/09 e 28/09 e às 2as, 3as, 5as, 6as e dom (cinco vezes por semana) entre 29/09 e 25/10.
Os vôos AF443 e AF442, feitos com Boeing 747-400, permanecem inalterados, ou seja, sete vezes por semana, ou um vôo diário entre Rio e Paris. No total, dependendo da época do ano, o Rio terá dez ou 12 vôos por semana para a capital francesa com a Air France. São Paulo continua sendo servida por dois vôos diários da Air France para Paris, já a KLM, empresa do grupo Air France/KLM, desde fevereiro deste ano, aumentou a oferta de assentos do vôo para Amsterdam. Agora, a rota é operada com equipamentos Boeing 777-300, que conta com 425 assentos, 100 lugares a mais que o avião utilizado anteriormente.

dimanche 9 mars 2008

As novas parcerias gastronômicas da Air France e da KLM



Restaurantes famosos de Paris e Amsterdam desenvolvem cardápios para as duas aéreas.

Air France e KLM têm novos parceiros gastronômicos para fornecer o melhor da culinária internacional a seus clientes. Em Paris, a Air France oferece na Sala Vip da L’Espace Première (Primeira Classe), no Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle, pratos gourmet preparados pelo Chef Jean-François Roquette, do hotel Park Hyatt Paris-Vendôme. Em Amsterdam, a KLM confiou ao Chef Akira Oshima, do restaurante Yamazzato, localizado no Hotel Okura, o desenvolvimento dos menus japoneses disponíveis em seus vôos de e para o Japão. O Yamazzato é o único restaurante de culinária japonesa na Europa a ter uma estrela no Guia Michelin.

Air France - Passageiros com acesso à sala VIP da L’Espace Première, no Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle podem descobrir e saborear uma nova série de pratos gourmet preparados pelo Chef Jean-François Rouquette, do igualmente exclusivo hotel Park Hyatt Paris - Vendôme. Para conhecer melhor os serviços oferecidos pela L’Espace Première, visite o site www.airfrance.com/experience

Já no site corporate.airfrance.com fotos de pratos e do Chef Rouquette estão disponíveis para download. "Esta parceria marca a expansão dos serviços L’Espace Première no Aeroporto de Paris - CDG: assistência personalizada, mordomo para carregar as bagagens, área exclusiva de check-in, traslado até a aeronave em carro de luxo com motorista, entre outros”, declarou Patrick Roux, Vice-presidente de Marketing da Air France. Graças a esta parceria inédita entre a Air France e o principal hotel de luxo com design contemporâneo de Paris, a companhia e seus clientes podem contar com o know-how de alguns funcionários do Park Hyatt na sala vip. Eles garantem que durante as 24 horas do dia há sempre algo disponível para todos os gostos. O Chef Roquette recriou sofisticadas versões de “finger food” (petiscos) e novas versões para alguns pratos franceses clássicos, usando ingredientes da Ásia, Mediterrâneo e Estados Unidos.

KLM - A KLM agora oferece um novo cardápio japonês nos seus vôos de e para o Japão, além do cardápio ocidental já existente. As receitas dos pratos servidos tanto na Executiva quanto na Econômica foram criadas pelo Chef Akira Oshima, do Hotel Okura Amsterdam. Fotos estão disponíveis para download em www.presslink.nl/klm . O famoso fabricante de itens de mesa Noritake desenhou louças especiais para o serviço na Classe Executiva. Os passageiros das rotas da KLM entre a Holanda e o Japão também contam com comissários japoneses, além de jornais, revistas e programas de áudio e vídeo produzidos naquele país. No solo, no aeroporto de Amsterdam - Schiphol funcionários que falam japonês também estão disponíveis. Em 1954, as rotas da KLM para o Japão foram as primeiras a receber serviço dedicado. A companhia foi também pioneira na Europa ao incluir comissários japoneses a bordo. A empresa opera um vôo diário entre Amsterdam e as cidades de Tóquio e Osaka. Os serviços dedicados da KLM estão disponíveis também para China, Índia e Coréia, com pratos típicos, entretenimento específico e funcionários nativos.



Prato servido na World Business Class - KLM

jeudi 6 mars 2008

Silvio Berlusconi se opõe à integração Alitalia + Air France KLM



Ultima esperança pra Air One. Silvio Berlusconi declarou em 4 de março, em uma entrevista na TV SKY TG24, que ele está “muito crítico” a idéia da compra da Alitalia pela Air France-KLM. Segundo ele, “a Itália não deveria abandonar sua companhia de bandeira” e deveria confiar a um consórcio italiano. Uma posição que poderia colocar completamente em questão meses de negociações e um eventual acordo. Atualmente em negociações exclusivas com Alitalia, Air France-KLM tem de fato até 14 de março pra apresentar uma oferta de aquisição dos 49,9% de partes que o governo italiano detem na companhia.

A intenção da AFKL é de integrar a Alitalia ao grupo no mesmo nível que as duas outras maiores a compõe. Entretanto, se as negociações beneficiam do apoio do governo Prodi, o grupo franco-holandês garante que o acordo não se faria sem a benção do novo governo, que será eleito nas eleições legislativas de 13 e 14 de abril. A companhia teve uma nova perda liquida de 1, 265 bilhões de euros em 31 de janeiro de 2008. Romano Prodi tinha declarado desde outubro de 2006 que a companhia estava fora de controle e iria a falência nos meses seguintes se nada fosse feito. Mais de um ano se passou, a companhia continua no mesmo ponto: sustentada nos braços pelo governo italiano e desencoraja os outros candidatos a sua salvação.