samedi 19 avril 2008

Nasce a maior cia aérea do mundo



Delta Air Lines e Northwest Airlines aprovaram a fusão que criará a maior companhia aérea do planeta. A Delta, terceira companhia americana em número de passageiros, e a Northwest, quinta dos EUA, se unirão sob o nome de Delta e a direção caberá ao presidente do conselho da primeira empresa, Richard Anderson.
A nova companhia aérea terá um valor na Bolsa de 17,7 bilhões de dólares. Após a fusão, as duas companhias terão acesso a 390 destinos em 67 países, com um volume de negócios de 35 bilhões de dólares, uma frota de 800 aeronaves e cerca de 75 mil empregados.
Anunciada como iminente desde o começo de fevereiro, o casamento ficou suspenso em meados de março por causa do diálogo frustrado com os pilotos de ambas companhias.
As companhias aéreas, que fazem parte da aliança SkyTeam, à qual também pertence a Air France e a holandesa KLM, haviam praticamente chegado a um acordo, mas quiseram obter a aprovação de seus funcionários antes de ir mais longe.

A posição dos pilotos, categoria profissional extremamente prestigiada, sempre foi apresentada como o aspecto central deste projeto. O sindicato participou ativamente desde o início das negociações.
"Serão feitos todos os esforços possíveis para conseguir um acordo comum com os pilotos da Delta e Northwest antes de concretizar a fusão", acrescenta o comunicado. Tanto a Delta como a Northwest anunciaram recentemente medidas de reduções de gastos e os temores de uma eventual deterioração de seus respectivos potenciais no mercado interno as impulsionou a resolver logo a fusão.


Air France KLM se felicita do anuncio do projeto da fusão entre Delta e Northwest

Essa fusão reforça ainda a coerência das parcerias da Air France KLM sobre o mercado transatlântico.

Graças à imunidade anti-trust, dada pelo Ministério dos Transportes do Estados Unidos, Air France KLM tem a garantia de poder rapidamente construir a parceria global entre Delta, Northwest, KLM e Air France sob a forma de uma co-empresa oferecendo uma rede de hubs múltiplos extremamente atrativos.
A fusão entre Delta e Northwest facilita e simplifica a entrada dessa co-empresa transatlântica associando o grupo Air France KLM e o novo grupo Delta que engloba Northwest.
Tendo tido recursos em liquidez dessas duas companhias, elas que não requerem mais financiamentos adicionais através de um aumento de capital reservado ao grupo franco-holandês.
Air France KLM respondeu positivamente a um pedido de financiamento no esquema precedente, lembrando que seu objetivo era de facilitar a reaproximação da Delta e Northwest e de evitar outra combinação que teria ido em contradição com o sistema de aliança existente. A prioridade não era de investir a longo prazo na indústria aérea americana, Air France KLM está portanto totalmente satisfeita pelo novo esquema que reforça sua parceria norte-atlântica sem necessitar de financiamento de sua parte.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire