mardi 22 avril 2008

Air France-KLM retira 'oficialmente' oferta pela Alitalia




A Air France-KLM anunciou nesta segunda-feira a retirada de sua oferta de compra da Alitalia "a fim de esclarecer a situação jurídica" criada após a interrupção das negociações entre as duas companhias aéreas, em 2 de abril passado.
"A fim de esclarecer a situação jurídica criada pela interrupção da negociação entre Air France-KLM e Alitalia, o grupo Air France-KLM informou à companhia italiana que os compromissos contratuais assumidos em 14 de março para o lançamento de uma oferta pública sobre a Alitalia já não são válidos", destacou o grupo franco-holandês em um comunicado.
Segundo a AFKL, as condições que "deveriam ser satisfeitas antes do lançamento da oferta não foram cumpridas".
O grupo franco-holandês abandonou as negociações no dia 2 de abril, após considerar inaceitáveis as condições impostas pelos sindicatos italianos, que exigiam conservar o conjunto das operações da Alitalia.
Em 7 de abril, a Air France-KLM manifestou sua determinação de seguir com o processo de aquisição, considerando que sua oferta era "a única" capaz de devolver à Alitalia um "crescimento rentável rapidamente".

samedi 19 avril 2008

Números da Delta e da Northwest



As companhias aéreas americanas Delta Air Lines e Northwest Airlines, que anunciaram na segunda-feira sua fusão, se transformarão na primeira companhia mundial em termos de passageiros transportados por ano, com cerca de 130 milhões de viajantes.
Esta é a classificação das primeiras companhias aéreas no mundo em milhões de passageiros transportados, segundo cifras de 2006 da IATA e da Associação de Companhias Aéreas Européias (AEA):

1. Delta Air Lines (73,5) e Northwest (55,9): 129,5 milhões de passageiros
2. American Airlines: 99,8
3. Southwest Airlines: 96,2
4. Air France (49,4) e KLM (22,4): 71,8
5. United Airlines: 69,2
6. Lufthansa (51,2) e Swiss (10,6): 61,8
7. All Nippon Airways: 49,2
8. Japan Airlines International: 48,9
9. China Southern Airlines: 48,5

Nasce a maior cia aérea do mundo



Delta Air Lines e Northwest Airlines aprovaram a fusão que criará a maior companhia aérea do planeta. A Delta, terceira companhia americana em número de passageiros, e a Northwest, quinta dos EUA, se unirão sob o nome de Delta e a direção caberá ao presidente do conselho da primeira empresa, Richard Anderson.
A nova companhia aérea terá um valor na Bolsa de 17,7 bilhões de dólares. Após a fusão, as duas companhias terão acesso a 390 destinos em 67 países, com um volume de negócios de 35 bilhões de dólares, uma frota de 800 aeronaves e cerca de 75 mil empregados.
Anunciada como iminente desde o começo de fevereiro, o casamento ficou suspenso em meados de março por causa do diálogo frustrado com os pilotos de ambas companhias.
As companhias aéreas, que fazem parte da aliança SkyTeam, à qual também pertence a Air France e a holandesa KLM, haviam praticamente chegado a um acordo, mas quiseram obter a aprovação de seus funcionários antes de ir mais longe.

A posição dos pilotos, categoria profissional extremamente prestigiada, sempre foi apresentada como o aspecto central deste projeto. O sindicato participou ativamente desde o início das negociações.
"Serão feitos todos os esforços possíveis para conseguir um acordo comum com os pilotos da Delta e Northwest antes de concretizar a fusão", acrescenta o comunicado. Tanto a Delta como a Northwest anunciaram recentemente medidas de reduções de gastos e os temores de uma eventual deterioração de seus respectivos potenciais no mercado interno as impulsionou a resolver logo a fusão.


Air France KLM se felicita do anuncio do projeto da fusão entre Delta e Northwest

Essa fusão reforça ainda a coerência das parcerias da Air France KLM sobre o mercado transatlântico.

Graças à imunidade anti-trust, dada pelo Ministério dos Transportes do Estados Unidos, Air France KLM tem a garantia de poder rapidamente construir a parceria global entre Delta, Northwest, KLM e Air France sob a forma de uma co-empresa oferecendo uma rede de hubs múltiplos extremamente atrativos.
A fusão entre Delta e Northwest facilita e simplifica a entrada dessa co-empresa transatlântica associando o grupo Air France KLM e o novo grupo Delta que engloba Northwest.
Tendo tido recursos em liquidez dessas duas companhias, elas que não requerem mais financiamentos adicionais através de um aumento de capital reservado ao grupo franco-holandês.
Air France KLM respondeu positivamente a um pedido de financiamento no esquema precedente, lembrando que seu objetivo era de facilitar a reaproximação da Delta e Northwest e de evitar outra combinação que teria ido em contradição com o sistema de aliança existente. A prioridade não era de investir a longo prazo na indústria aérea americana, Air France KLM está portanto totalmente satisfeita pelo novo esquema que reforça sua parceria norte-atlântica sem necessitar de financiamento de sua parte.

samedi 12 avril 2008

Air France recebe novo Airbus A321



Os passageiros que viajam no novo A321 da Air France têm a oportunidade de conhecer a nova cabine e as combinações de cores que serão utilizadas na frota de Airbus A320 da companhia aérea (30 encomendas em 2007 e oito entregas previstas para 2008). A estrutura da cabine beneficiou-se de melhorias para deixá-la mais moderna e espaçosa e a decoração foi inteiramente modernizada. Além disso, essas novas aeronaves vêm equipadas com motores que utilizam menos combustível e, portanto, lançam na atmosfera taxas menores de gás carbônico. Mas eles também emitem menos ruído e 20% menos óxido nítrico (NOx).
Esta nova cabine, que é maior, mais silenciosa e com mais brilho, confirma a ambição da Air France em oferecer mais conforto aos clientes sempre que possível. Ao todo, sete novos aviões serão entregues durante 2008, sendo dois deles para as rotas metropolitanas francesas, três para as européias e os últimos dois para Amman, Damasco, Yerevan e Tel Aviv.

Ela oferece espaço adicional na largura e altura, recebendo novas características estéticas e práticas como: compartimentos de bagagem mais espaçosos; iluminação que realça o teto inteiramente renovado; novo desenho para as janelas, resultando em uma vista mais ampla; e novos controles de funcionalidades do passageiro (saída de ar, luz individual, tecla de chamada) e número do assento indicado também em Braille. A decoração também mudou, adicionando iluminação mais ampla e dimensões gráficas ao projeto: os painéis branco-pérola da parede iluminam melhor a cabine; a estrutura do assento, branco e azul escuro, e a mesa central que separa os assentos na L’Espace Affaires foram complementados pela cor bege; o tapete cinza claro é realçado com linhas gráficas brancas e vermelhas que combinam com o corrimão vermelho situado debaixo dos compartimentos de bagagem; as cores predominantes nas cortinas são o castanho e o bege acinzentado, que complementam a nova decoração na dianteira e na traseira da cabine.